EVANGELIZAR NO CORAÇÃO DO ESTADO DO AMAZONAS:
"Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região. Formamos a comunidade nesta geografia que temos nas mãos. Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... Jesus Cristo nosso guia, anima o nosso caminhar; nos aponta o caminho certo e de braços abertos vem nos ensinar" (Manoel Neris, Manacapuru, Prelazia de Coari-AM)

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

O PRIMEIRO ENCONTRO DO CLERO DA PRELAZIA DE COARI (AM) DE 2013



Nos dias 26 a 27 de fevereiro de 2013 aconteceu, na Cúria da Prelazia de Coari, o 1° Encontro do Presbitério da prelazia na cidade de Coari (AM). Participaram do encontro os 18 padres que trabalham na Prelazia de Coari. Faltaram: Pe. Edinaldo (curso da Pastoral da Criança em Curitiba); Pe. Elsivan fazendo o mestrado em Belo Horizonte e Pe. Nogueira (trabalha em Manaus). 





O encontro foi marcado pelos momentos de oração e pelas diversas reflexões e sobre a caminhada evangelizadora da nossa Prelazia de Coari que está vivendo a sua expectativa de iniciar o Ano Jubilar dos 50 Anos de Evangelização no coração do Amazonas.





Durante os numerosos encontros fizemos a avaliação da caminhada das diversas pastorais a nível da prelazia (as coordenações prelatícias de pastorais). Refletimos e tomamos algumas decisões a respeito da pastoral vocacional (equipe de formação e SAV) e da formação dos nossos seminaristas em Coari e em Manaus. Começamos o trabalho de revisão do Diretório Pastoral da Prelazia de Coari. 



Constituímos os responsáveis pela revisão do Estatuto do Conselho Presbiteral e do Estatuto do Conselho Pastora da nossa Prelazia. Falamos sobre a Casa da Prelazia em Manaus e a responsabilidade por ela, inclusive sobre uma pequena reforma dela. Tocamos o assunto da ampliação da Coordenação de Pastoral da Prelazia. Foi apresentado o estado das publicações por ocasião do Ano Jubilar. 



Tomamos algumas decisões sobre a abertura do Ano Jubilar em Manacapuru no dia 21 de Julho de 2013 e sobre a peregrinação da réplica da imagem de Santana nas paróquias da prelazia durante o Ano Jubileu. Durante o encontro o clero foi informado sobre o andamento administrativo – econômico da Prelazia durante o ano de 2012. Enfim, foram traçadas algumas pistas para o futuro da nossa prelazia. 



Não faltou o tempo também para a troca de experiências e para a convivência fraterna. Percebemos, mais uma vez, a imensidão do trabalho pastoral dos nossos padres! Louvando a Deus pelos nossos padres, peçamos para eles a copiosa bênção de Deus e a proteção de Santana, a nossa Padroeira. Precisamos rezar ainda mais pelos nossos sacerdotes e pelas novas e santas vocações para a nossa prelazia!

domingo, 24 de fevereiro de 2013

DOM SÉRGIO CASTRIANI ASSUMIU A ARQUIDIOCESE DE MANAUS (AM)






Igreja Católica de Manaus recebeu neste sábado (23.02.13) o novo arcebispo na pessoa de Dom Sérgio Eduardo Castriani, CSSp, de 58 anos de idade. A solenidade da “Tomada de Posse” e acolhida aconteceu na Catedral Metropolitana de Manaus, a Igreja Mãe da Arquidiocese, às 19h. 


A missa contou com a presença de bispos, padres, religiosos\as e muitos leigos. Segundo a Arquidiocese da capital amazonense, a Missa foi celebrada por 18 bispos, 125 padres e 35 diáconos. Do lado de fora da Catedral, centenas de fiéis acompanharam a missa por telões. 



A Prelazia de Coari, que faz parte da Província Eclesiástica de Manaus, foi representada por Dom Marcos Piatek e pelos seminaristas da prelazia que estudam em Manaus.



Durante a cerimônia de posse Dom Luiz Soarez Vieira passou o cajado a Dom Sérgio E. Castriani, simbolizando a passagem do título. Inicialmente a missa foi celebrada por dom Luiz, que pediu que fosse lida a Bula de Nomeação feita pelo Santo Padre, o Papa Bento XVI, cujo teor, depois, foi mostrado para o Colégio de Consultores e a assembleia, formada por bispos, padres e leigos.

Após a entrega do báculo, Dom Sérgio ocupou a cátedra, que é a cadeira, que sempre fica na catedral. Ao tomar assento na cátedra, dom Sérgio recebeu a autoridade para governar e dirigir a Arquidiocese de Manaus.

Natural de Regente Feijó (SP), Dom Sérgio Eduardo Castriani deu continuidade aos 21 anos de carisma de dom Luiz Soares Vieira, que teve que deixar o arcebispado por completar 75 anos de idade.
 
Após concluir o ensino médio, iniciou o curso de filosofia na Faculdade Nossa Senhora Medianeira, em São Paulo, depois a faculdade de Teologia no Instituto Teológico Pio 11, também em São Paulo. Foi ordenado sacerdote em 1978. Chegou à Amazônia em 1979! Formado na Congregação do Espírito Santo foi Conselheiro Geral do Instituto em Roma de 1992 a 1998. 

Em 1998 foi empossado como bispo coadjutor de Tefé e em 2000, ordenado como bispo prelado do local. Dom Sérgio atuou como secretário do Regional Norte 1 da  Conferência Nacional Dos Bispos do Brasil - CNBB (Norte do Amazonas e Roraima) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial por dois mandatos (2003 a 2011).  Foi membro delegado pela CNBB da Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho, em Aparecida do Norte, em maio de 2007. Seu lema episcopal é “Habitou entre nós”.

Desejamos ao novo arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Eduardo Castriani, a copiosa benção de Jesus - o Bom Pastor e a proteção de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, a Padroeira do Estado de Amazonas. Não podem faltar as nossas orações na intenção da obra evangelizadora de Dom Sérgio E. Castriani.



quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

OS BISPOS DO REGIONAL NORTE 1 DA CNBB REUNIDOS EM COARI (AM)





Nos dias de 18 a 21 de Fevereiro de 2013 os Bispos do Regional Norte 1 se reuniram na Prelazia de Coari. Estavam presentes: Dom Roque Paloschi, bispo de Roraima e Presidente do Regional; Dom Sérgio Eduardo Castriani, o novo arcebispo de Manaus; Dom Eloy Roggia, bispo de Borba; Dom Mário Clemente Neto, bispo Emérito de Tefé; Dom Mário Pasqualotto, bispo auxiliar de Manaus; Dom Mário Antônio da Silva, bispo auxiliar de Manaus; Dom Giuliano Frigenni, bispo de Parintins e Dom Marcos Piatek, bispo de Coari. Estava também presente o Pe. Zenildo Lima, secretário executivo do regional. Não puderam participar os bispos de Tabatinga, de Itacoatiara e de São Gabriel.



Durante os quatro dias os bispos se dedicaram à oração e às reflexões sobre o andamento do regional. 

Não faltou o tempo para partilhar a situação de cada igreja local e os momentos de confraternização. 





No dia 21 à noite todos os bispos celebraram a solene eucaristia na catedral de Coari, junto com os padres, seminaristas e muitos fieis. No início da Missa Dom Marcos Piatek acolheu todos os irmãos bispos e agradeceu a presença deles em Coari. 





 

A Eucaristia foi presidida por Dom Sérgio Eduardo Castriani, o novo arcebispo da Arquidiocese de Manaus, que fez também a homilia. 





 



No final da liturgia Dom Roque Palosqui, em nome do Regional Norte 1 da CNBB, agradeceu a todos pela acolhida e oração. Foi um momento marcante e muito bonito para o povo da Prelazia de Coari (AM).



 



Antes da benção final Dom Marcos Piatek agradeceu aos senhores bispos por ter escolhido a Prelazia de Coari para o seu encontro regional e por ter mostrado ao povo um profundo espírito de comunhão eclesial. 


 


Para a Prelazia de Coari o encontro dos bispos foi um presente de Deus neste tempo da nossa preparação para o eminente Ano Jubilar dos 50 Anos da nossa prelazia, que começará oficialmente no dia 21 de Julho de 2013 em Manacapuru (AM). 








Que Nossa Senhora Santana, Padroeira da nossa prelazia, interceda junto ao Pai e inspire os nossos irmãos bispos na obra da nova evangelização e na construção do Reino de Deus no meio do nosso povo amazonense.




domingo, 17 de fevereiro de 2013

DOM LUIZ SOARES VIEIRA SE DESPEDIU DA ARQUIDIOCESE DE MANAUS (AM): 17.02.2013



Última missa de Dom Luiz como arcebispo de Manaus foi celebrada neste domingo, dia 17 de fevereiro de 2013. A celebração eucarística de ação de graças pelos 21 anos de Dom Luiz no cargo teve início às 10h. A solene missa aconteceu no Pavilhão de Eventos do Studio 5 Centro de Convenções, na Zona Sul de Manaus.



Durante a homilia Dom Luiz abordou as leituras bíblicas desse domingo aplicando-as a nossa realidade e a sua vida pessoal como arcebispo dizendo: "Me preparei para este momento, afinal tudo que começa, termina... Minha família é o povo de Manaus. Essa missa é para agradecer a todos. Com os fiéis, encontrei uma fé que me fez conhecer quem é o nosso Deus”.



Segundo o Corpo de Bombeiros, o público chegou a 17 mil pessoas, superando a expectativa de seis mil fiéis da Arquidiocese. 

Junto com uma multidão dos fieis participaram da liturgia Dom Roque Paloschi, presidente do Regional 1 da CNBB e vários bispos do regional. A Prelazia de Coari foi representada pelo seu bispo Dom Marcos Piatek.

Além de líderes religiosos do Regional Norte 1 da CNBB e admiradores do trabalho do arcebispo, a missa reuniu ainda autoridades como o vice-governador do Amazonas, José Melo, o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Ari Moutinho, e o presidente da Rede Amazônica, Phelippe Daou.