Nos dias 26 a 27 de
fevereiro de 2013 aconteceu, na Cúria da Prelazia de Coari, o 1° Encontro do
Presbitério da prelazia na cidade de Coari (AM). Participaram do encontro os 18
padres que trabalham na Prelazia de Coari. Faltaram: Pe. Edinaldo (curso da
Pastoral da Criança em Curitiba); Pe. Elsivan fazendo o mestrado em Belo Horizonte
e Pe. Nogueira (trabalha em Manaus).
O encontro foi marcado pelos momentos de oração e pelas diversas reflexões e sobre a caminhada evangelizadora da nossa Prelazia de Coari que está vivendo a sua expectativa de iniciar o Ano Jubilar dos 50 Anos de Evangelização no coração do Amazonas.
Durante os numerosos encontros fizemos a avaliação da caminhada das diversas pastorais a nível da prelazia (as coordenações prelatícias de pastorais). Refletimos e tomamos algumas decisões a respeito da pastoral vocacional (equipe de formação e SAV) e da formação dos nossos seminaristas em Coari e em Manaus. Começamos o trabalho de revisão do Diretório Pastoral da Prelazia de Coari.
Constituímos os responsáveis pela revisão do Estatuto do Conselho Presbiteral e do Estatuto do Conselho Pastora da nossa Prelazia. Falamos sobre a Casa da Prelazia em Manaus e a responsabilidade por ela, inclusive sobre uma pequena reforma dela. Tocamos o assunto da ampliação da Coordenação de Pastoral da Prelazia. Foi apresentado o estado das publicações por ocasião do Ano Jubilar.
Tomamos algumas decisões sobre a abertura do Ano Jubilar em Manacapuru no dia 21 de Julho de 2013 e sobre a peregrinação da réplica da imagem de Santana nas paróquias da prelazia durante o Ano Jubileu. Durante o encontro o clero foi informado sobre o andamento administrativo – econômico da Prelazia durante o ano de 2012. Enfim, foram traçadas algumas pistas para o futuro da nossa prelazia.
Não faltou o tempo também para a troca de experiências e para a convivência fraterna. Percebemos, mais uma vez, a imensidão do trabalho pastoral dos nossos padres! Louvando a Deus pelos nossos padres, peçamos para eles a copiosa bênção de Deus e a proteção de Santana, a nossa Padroeira. Precisamos rezar ainda mais pelos nossos sacerdotes e pelas novas e santas vocações para a nossa prelazia!