EVANGELIZAR NO CORAÇÃO DO ESTADO DO AMAZONAS:
"Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região. Formamos a comunidade nesta geografia que temos nas mãos. Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... Jesus Cristo nosso guia, anima o nosso caminhar; nos aponta o caminho certo e de braços abertos vem nos ensinar" (Manoel Neris, Manacapuru, Prelazia de Coari-AM)

segunda-feira, 11 de junho de 2012

EU VI, EU VI, A ENCHENTE EM ANAMÃ, CAAPIRANGA E ANORI - 2012

Depois dos festejos muito bonitos em homenagem à Padroeira de Codajás, Nossa Senhora das Graças, Dom Marcos Piatek passou, nos dias 01 a 04 de junho de 2012, visitando as paróquias em Anori, Anamã e Caapiranga, que foram mais atingidas pelas enchentes. 

Em Anori, apesar de que toda  a Igreja Matriz estava banhada pelas águas, Dom Marcos coordenou o retiro para o CPP (01.06) e o dia de formação para as lideranças de toda a paróquia (02.06). À noite de domingo Dom Marcos presidiu a Missa e celebrou o rito de investidura dos 30 novos Ministros Extraordinários da Santa Comunhão. A Cáritas de Manaus veio em socorro às pessoas da paróquia. Parabéns ao Pe. França e toda a Comunidade Paroquial. 

Em seguida, junto com Pe. França e as irmãs Cristina e Gorete, desfrutando da lancha da paróquia, Dom Marcos foi à Anamã. A cidade de Anamã estava toda alagada em 100%. A casa paroquial do Pe. Carlos Henrique e o escritório paroquial estão de baixo da água. A água entrou, pela primeira vez na história, dentro da igreja. Apesar disso na própria igreja funciona o escritório improvisado da paróquia e a habitação improvisada do Pe. Carlos Henrique. Na sacristia também funciona a cozinha! Almoçamos naquele dia junto ao altar da igreja de São Francisco: uma sensação todo especial! Na Igreja funciona também ajuda organizada pela paróquia e pela Cáritas de Manaus. 

À tarde fomos ver, de lancha, mais de perto a situação em toda a cidade de Anamã. A visão é triste e comovente: todas as casas tomadas pelas águas, algumas até os telhados. Também a Igreja de S. Benedito toda alagada! Parabéns ao Pe. Carlos Henrique e a sua equipe pelo bonito trabalho nesses dias difíceis! 

Fomos também visitar o Pe. Luiz Carlos na Paróquia S. Sebastião em Caapiranga. A casa paroquial e a Igreja matriz não foram atingidas pelas águas, mas muitas ruas e bairros estão de baixo da água. As pontes de madeira e as canoas ajudam na comunicação. Várias igrejas-capelas da cidade, inclusive o prédio da Prefeitura de Caapiranga, foram alagadas. Algumas escolas foram transformadas em abrigos improvisados. Ao Pe. Luiz Carlos e a sua equipe muita coragem e força para ajudar aos irmãos mais necessitados! 

Apesar das enchentes e muitas dificuldades as cidades vivem “normalmente” e o povo enfrenta a força da natureza com muito respeito e com muita sabedoria. Precisa pensar já no depois da enchente quando as águas vão baixar. Vai ser uma nova batalha para voltar ao normal! 

Que Deus abençoe a todos os que se dedicam com carinho para ajudar aos irmãos mais desfavorecidos dessa enchente de 2012, uma das maiores nos últimos 150 anos! 

Uma palavra de gratidão todo especial à Cáritas de Manaus! Que Nossa Senhora da Amazônia cubra a todos com seu manto sagrado!



 



Nenhum comentário:

Postar um comentário