EVANGELIZAR NO CORAÇÃO DO ESTADO DO AMAZONAS:
"Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região. Formamos a comunidade nesta geografia que temos nas mãos. Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... Jesus Cristo nosso guia, anima o nosso caminhar; nos aponta o caminho certo e de braços abertos vem nos ensinar" (Manoel Neris, Manacapuru, Prelazia de Coari-AM)

domingo, 24 de fevereiro de 2013

DOM SÉRGIO CASTRIANI ASSUMIU A ARQUIDIOCESE DE MANAUS (AM)






Igreja Católica de Manaus recebeu neste sábado (23.02.13) o novo arcebispo na pessoa de Dom Sérgio Eduardo Castriani, CSSp, de 58 anos de idade. A solenidade da “Tomada de Posse” e acolhida aconteceu na Catedral Metropolitana de Manaus, a Igreja Mãe da Arquidiocese, às 19h. 


A missa contou com a presença de bispos, padres, religiosos\as e muitos leigos. Segundo a Arquidiocese da capital amazonense, a Missa foi celebrada por 18 bispos, 125 padres e 35 diáconos. Do lado de fora da Catedral, centenas de fiéis acompanharam a missa por telões. 



A Prelazia de Coari, que faz parte da Província Eclesiástica de Manaus, foi representada por Dom Marcos Piatek e pelos seminaristas da prelazia que estudam em Manaus.



Durante a cerimônia de posse Dom Luiz Soarez Vieira passou o cajado a Dom Sérgio E. Castriani, simbolizando a passagem do título. Inicialmente a missa foi celebrada por dom Luiz, que pediu que fosse lida a Bula de Nomeação feita pelo Santo Padre, o Papa Bento XVI, cujo teor, depois, foi mostrado para o Colégio de Consultores e a assembleia, formada por bispos, padres e leigos.

Após a entrega do báculo, Dom Sérgio ocupou a cátedra, que é a cadeira, que sempre fica na catedral. Ao tomar assento na cátedra, dom Sérgio recebeu a autoridade para governar e dirigir a Arquidiocese de Manaus.

Natural de Regente Feijó (SP), Dom Sérgio Eduardo Castriani deu continuidade aos 21 anos de carisma de dom Luiz Soares Vieira, que teve que deixar o arcebispado por completar 75 anos de idade.
 
Após concluir o ensino médio, iniciou o curso de filosofia na Faculdade Nossa Senhora Medianeira, em São Paulo, depois a faculdade de Teologia no Instituto Teológico Pio 11, também em São Paulo. Foi ordenado sacerdote em 1978. Chegou à Amazônia em 1979! Formado na Congregação do Espírito Santo foi Conselheiro Geral do Instituto em Roma de 1992 a 1998. 

Em 1998 foi empossado como bispo coadjutor de Tefé e em 2000, ordenado como bispo prelado do local. Dom Sérgio atuou como secretário do Regional Norte 1 da  Conferência Nacional Dos Bispos do Brasil - CNBB (Norte do Amazonas e Roraima) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial por dois mandatos (2003 a 2011).  Foi membro delegado pela CNBB da Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho, em Aparecida do Norte, em maio de 2007. Seu lema episcopal é “Habitou entre nós”.

Desejamos ao novo arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Eduardo Castriani, a copiosa benção de Jesus - o Bom Pastor e a proteção de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, a Padroeira do Estado de Amazonas. Não podem faltar as nossas orações na intenção da obra evangelizadora de Dom Sérgio E. Castriani.



Nenhum comentário:

Postar um comentário