EVANGELIZAR NO CORAÇÃO DO ESTADO DO AMAZONAS:
"Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região. Formamos a comunidade nesta geografia que temos nas mãos. Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... Jesus Cristo nosso guia, anima o nosso caminhar; nos aponta o caminho certo e de braços abertos vem nos ensinar" (Manoel Neris, Manacapuru, Prelazia de Coari-AM)

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

OS BISPOS DO REGIONAL NORTE 1 DA CNBB REUNIDOS EM COARI (AM)





Nos dias de 18 a 21 de Fevereiro de 2013 os Bispos do Regional Norte 1 se reuniram na Prelazia de Coari. Estavam presentes: Dom Roque Paloschi, bispo de Roraima e Presidente do Regional; Dom Sérgio Eduardo Castriani, o novo arcebispo de Manaus; Dom Eloy Roggia, bispo de Borba; Dom Mário Clemente Neto, bispo Emérito de Tefé; Dom Mário Pasqualotto, bispo auxiliar de Manaus; Dom Mário Antônio da Silva, bispo auxiliar de Manaus; Dom Giuliano Frigenni, bispo de Parintins e Dom Marcos Piatek, bispo de Coari. Estava também presente o Pe. Zenildo Lima, secretário executivo do regional. Não puderam participar os bispos de Tabatinga, de Itacoatiara e de São Gabriel.



Durante os quatro dias os bispos se dedicaram à oração e às reflexões sobre o andamento do regional. 

Não faltou o tempo para partilhar a situação de cada igreja local e os momentos de confraternização. 





No dia 21 à noite todos os bispos celebraram a solene eucaristia na catedral de Coari, junto com os padres, seminaristas e muitos fieis. No início da Missa Dom Marcos Piatek acolheu todos os irmãos bispos e agradeceu a presença deles em Coari. 





 

A Eucaristia foi presidida por Dom Sérgio Eduardo Castriani, o novo arcebispo da Arquidiocese de Manaus, que fez também a homilia. 





 



No final da liturgia Dom Roque Palosqui, em nome do Regional Norte 1 da CNBB, agradeceu a todos pela acolhida e oração. Foi um momento marcante e muito bonito para o povo da Prelazia de Coari (AM).



 



Antes da benção final Dom Marcos Piatek agradeceu aos senhores bispos por ter escolhido a Prelazia de Coari para o seu encontro regional e por ter mostrado ao povo um profundo espírito de comunhão eclesial. 


 


Para a Prelazia de Coari o encontro dos bispos foi um presente de Deus neste tempo da nossa preparação para o eminente Ano Jubilar dos 50 Anos da nossa prelazia, que começará oficialmente no dia 21 de Julho de 2013 em Manacapuru (AM). 








Que Nossa Senhora Santana, Padroeira da nossa prelazia, interceda junto ao Pai e inspire os nossos irmãos bispos na obra da nova evangelização e na construção do Reino de Deus no meio do nosso povo amazonense.




Nenhum comentário:

Postar um comentário