EVANGELIZAR NO CORAÇÃO DO ESTADO DO AMAZONAS:
"Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região. Formamos a comunidade nesta geografia que temos nas mãos. Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... Jesus Cristo nosso guia, anima o nosso caminhar; nos aponta o caminho certo e de braços abertos vem nos ensinar" (Manoel Neris, Manacapuru, Prelazia de Coari-AM)

quarta-feira, 24 de julho de 2013

INICIOU O JUBILEU DE OURO DA PRELAZIA DE COARI (AM) – 21.07.2013





No dia 21 de Julho de 2013 começou, na cidade de Manacapuru, o Jubileu dos 50 anos da criação da Prelazia de Coari. 




No dia 13 de Julho de 1963 o Papa Paulo VI escreveu: “Paulo, Bispo, Servo dos Servos de Deus, para perene lembrança do fato... Dividimos da Arquidiocese de Manaus, os territórios dos municípios de Novo Aiapuá, Anamã, Anorí, Berurí, Câmara, Coari, Codajás, Manacapuru, Pioriní e os mesmos territórios divididos, confiamos a nossa Prelazia que será chamada de Prelazia de Coari.


A cidade de Coari será a sede desta nova circunscrição e a sua Igreja Prelatícia será dedicada à Sant’Ana... 








Dado em Roma, em São Pedro, o dia décimo terceiro do mês de julho do ano do Senhor de mil novecentos e sessenta e três, primeiro do ano de Nosso Pontificado”.

A solene Ação de Graças (Eucaristia) começou às 18:30h, na sede da Ciranda Flor Matizada, presidida por dom Luís Soares Vieira, arcebispo emérito da Arquidiocese. 


 
Estavam presentes os seguintes bispos: dom Elói Roggia (Borba), dom Mário Pasqualloto (Manaus), dom Mário Clemente (Tefé), dom Gutemberg (2º bispo de Coari) e dom Marcos Piatek, atual bispo da Prelazia de Coari. 








 
A Irmã Irene Lopes estava representando a Comissão Episcopal para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).


Todos os padres da Prelazia, inclusive alguns sacerdotes vindos de fora, concelebraram a grande eucarística da abertura do Jubileu de Ouro. Os Missionários Redentoristas de Manaus, os primeiros evangelizadores na Prelazia de Coari estavam presentes representados pelo seu Superior, o Pe. Zenildo. Os Missionários Redentoristas americanos representava o Pe. João, que veio especialmente para essa celebração. 

Estavam presentes as irmãs das congregações que trabalham na evangelização da Prelazia, os nossos seminaristas, que são o futuro da nossa Igreja e, sobretudo uma multidão dos fieis vindos de todas as paróquias da Prelazia de Coari.






Dom Luiz Soares Vieira fez uma bonita homilia durante a qual falou sobre a importância da história, da memória, das raízes para a vida da Prelazia de Coari. 









Dom Luiz destacou a vitalidade da nossa igreja particular e falou sobre o compromisso para com o futuro, que consiste na nova evangelização.









Dom Luiz nos lembrou, que a Igreja é o Povo de Deus que caminha e continua a obra evangelizadora de Jesus Cristo e cumpre o seu mandato missionário.



Após a Santa Comunhão houve a benção da Imagem Peregrina de Sant”Ana, a nossa Padroeira Prelatícia, que visitará todas as paróquias da Prelazia terminando a sua peregrinação evangelizadora no dia 16 de maço de 2014 quando encerraremos o nosso Ano Jubilar.





Antes da benção final Dom Marcos Piatek agradeceu aos senhores bispos, aos padres, religiosos\as, aos seminaristas e a todos os fieis que compareceram numerosos para agradecer a Deus pelos 50 anos da Prelazia de Coari. 







O povo ficou muito feliz com a presença de Dom Gutemberg Freire Regis, bispo emérito de Coari, que foi aplaudido em pé pelos fieis que pastoreava por cerca de 40 anos!








Queremos lembrar que  a Missa do jubileu foi celebrada no altar - canoa no qual o Papa João Paulo celebrou a sua Missa em Manaus na sua visita ao Brasil. Atualmente o altar relíquia se encontra na matriz de N. S. Nazaré.







Gostaria de agradecer a todas as paróquias, que enviaram os seus representantes para a abertura do Jubileu de Ouro, mas de modo todo especial às duas paróquias de Manacapuru (N. S. Nazaré e Cristo Libertados), que organizaram com muito carinho e competência a abertura do Ano Jubilar da Prelazia de Coari. As duas paróquias, nas mãos dos seus respectivos párocos, Pe. Inácio e Pe. Gordiano recebam o nosso reconhecimento e gratidão! 

Queremos expressar também o nosso agradecimento à direção da Ciranda Flor Matizada por nos ter cedido o espaço e toda a infraestrutura para a celebração eucarística!








Logo após a missa a Imagem peregrina de Sant’Ana foi levada de barco para a Paróquia S. Sebastião em Caapiranga.


Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo. Amém!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário