EVANGELIZAR NO CORAÇÃO DO ESTADO DO AMAZONAS:
"Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região. Formamos a comunidade nesta geografia que temos nas mãos. Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... Jesus Cristo nosso guia, anima o nosso caminhar; nos aponta o caminho certo e de braços abertos vem nos ensinar" (Manoel Neris, Manacapuru, Prelazia de Coari-AM)

sábado, 20 de julho de 2013

SEGUNDO DIA DA ASSEMBLEIA PASTORAL JUBILAR DA PRELAZIA DE COAR-AM - 20.07.2013



O segundo dia da 38ª Assembleia Pastoral da Prelazia de Coari (20.07.2013), realizada em Manacapuru, começou com a santa Eucaristia.









O tema central escolhido para esta assembleia foi: “ABERTURA DO ANO JUBILAR DA PRELAZIA DE COARI E OS DESAFIOS DO FUTURO: PAROQUIA E CATEQUESE”. Como no primeiro dia discutimos sobre a “Paróquia: comunidades das comunidades”, no segundo dia refletimos sobre a “Catequese: Elaboração do Diretório Prelatício de Catequese”.



A reflexão sobre o tema do dia foi coordenada por Sr. Irineu Castro da equipe de catequese do Regional Norte I da CNBB. Com experiência de 20 anos no serviço à catequese o sr. Irineu, na parte da manhã, nos apresentou as grandes linhas esqueléticas que se encontram nos documentos da CNBB: “Diretório Nacional de Catequese” e “Iniciação à vida cristâ”.



Na parte da tarde trabalhamos o anteprojeto do “Diretório de Catequese da Prelazia de Coari (AM)”. 










O material foi enviado pelo Sr. Irineu Castro com antecedência para ser refletido. Tendo já o conhecimento do texto base foram colocadas as seguintes perguntas:
1.  O que precisa acrescentar (propor)
2. O que precisa cortar do texto apresentado (retirar)
3. O que seria bom modificar (alterar)



Depois da distribuição do texto, começou a trabalho em 10 grupos (por paróquias). Cada um dos quase 300 participantes da 38ª Assembleia Geral teve oportunidade de dar a sua opinião ou sugestão, enriquecendo assim o texto base.






Terminado o tempo das reflexões em grupos foi feito o plenário com as propostas de cada paróquia da Prelazia.










No final do dia foi feita assim chamada “Fila do Povo” e o encerramento dos dois dias da Assembleia Pastoral feita pelo Bispo da Prelazia de Coari Dom Marcos Piatek. 








O bispo agradeceu a todos e, sobretudo aqueles que estavam mais diretamente envolvidos na realização da 38ª Assembleia Pastoral: Paróquia N. S. Nazaré e Paróquia Cristo Libertador com seus respectivos párocos, o Pe. Inácio e o Pe. Gordiano. Queremos agradecer de coração às famílias que acolheram os participantes da assembleia e as pessoas que cuidaram pela alimentação, transporte, serviço médico, liturgia, etc. Deus pague a todos!
Queremos também agradecer a presença, pela primeira vez, da Irmã Irene Lopes, secretária da Comissão Episcopal da CNBB para Amazônia e das nossas irmãs religiosas que trabalham na nossa Prelazia. Nosso agradecimento também aos seminaristas da Prelazia de Coari.

O ponto culminante da 38ª Assembleia da Prelazia acontece no domingo, dia 21.07.2013 quando se celebra a solene abertura do Ano Jubilar dos 50 anos da fundação da Prelazia de Coari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário