EVANGELIZAR NO CORAÇÃO DO ESTADO DO AMAZONAS:
"Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região. Formamos a comunidade nesta geografia que temos nas mãos. Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... Jesus Cristo nosso guia, anima o nosso caminhar; nos aponta o caminho certo e de braços abertos vem nos ensinar" (Manoel Neris, Manacapuru, Prelazia de Coari-AM)

domingo, 29 de abril de 2012

Bispos Redentoristas da América Latina celebram os 250 anos de ordenação episcopal do Santo Afonso Maria de Ligório.


Nos dias de 27 a 29 de abril de 2012 vários bispos redentoristas da América Latina se reuniram no Seminário Santo Afonso em Aparecida para rezar, refletir e partilhar suas experiências sobre o episcopado de Santo Afonso e a missão do bispo redentorista no mundo atual. O Bispo da Prelazia de Coari, Dom Marcos Piatek, estava presente no meio deles. 

 
No primeiro dia do congresso (sexta-feira) refletimos sobre o tema: “O bispo redentorista na missão evangelizadora da Igreja no mundo de hoje dialogando com a sociedade nas questões e desafios globais da bioética”. O tema foi assessorado pelo Prof. Dr. Pe. Márcio Fabri dos Anjos, CSSR, Doutor em Teologia Moral pela Universidade Gregoriana de Roma e Especialista em Ética e Bioética. 

No segundo dia (sábado) o tema abordado foi: “O bispo redentorista, pai, irmão e amigo dos seus sacerdotes. Por um episcopado humanamente significativo e pastoralmente missionário”. O responsável pelo tema foi o Pe. Dalton Barros de Almeida, CSSR, Psicólogo, assessor da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, do Movimento Familiar Cristão e assessor da área de formação Sacerdotal e Religiosa.

No terceiro dia (domingo do Bom Pastor) refletimos sobre o “Santo Afonso, um bispo do “Settecento” sensível aos pobres e servidor de todos, exemplo de vida para os bispos redentoristas do terceiro milênio”. Esta vez o assessor foi o Pe. Luiz Carlos de Oliveira, CSSR, Mestre em Teologia litúrgica e Espiritualidade, membro do CERESP (Centro Redentorista de Espiritualidade – SP), orientador de retiros espirituais.  


O congresso terminou com a solene celebração eucarística na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, transmitida pela TV Aparecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário