EVANGELIZAR NO CORAÇÃO DO ESTADO DO AMAZONAS:
"Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região. Formamos a comunidade nesta geografia que temos nas mãos. Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... Jesus Cristo nosso guia, anima o nosso caminhar; nos aponta o caminho certo e de braços abertos vem nos ensinar" (Manoel Neris, Manacapuru, Prelazia de Coari-AM)

sexta-feira, 6 de abril de 2012

A Sexta-Feira Santa - 2012


A Sexta-feira Santa da Paixão. “Prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão”. 
 
 “Nós anunciamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos! (1Cor 1,23). 
Terra de Vera e Santa Cruz foi o nome dado ao Brasil pelos portugueses, logo após o seu descobrimento por Pedro Álvares Cabral. “O Brasil, esta terra adorada, por Ti abençoada foi logo ao nascer. Sem Jesus o Brasil, Pátria amada, não pode ser grande, não pode viver”.

  
Na Sexta-feira Santa não celebramos a Eucaristia, porque a Igreja tem uma longa tradição de não celebrar Missa na Sexta-Feira Santa. A comunidade dos batizados se reúne para comemorar e reviver a Paixão do Senhor. A Igreja contempla Cristo que, morrendo, se oferece como vítima ao Pai, para libertar toda a humanidade do pecado e da morte. Nós adoramos nesta celebração o mistério de nossa salvação e dispomos nosso coração na fé e no arrependimento, para que possamos ser curados e santificados pelo sacrifício de Cristo.

A celebração da Sexta-feira da Paixão tem 04 partes:
        Paixão proclamada: Liturgia da Palavra
        Paixão invocada: Solene Oração Universal
        Paixão venerada: Adoração da Cruz
        Paixão comungada: Comunhão eucarística

Hoje parecemos assistir ao desaparecimento progressivo do símbolo da cruz. Desaparece das casas dos vivos e das tumbas dos mortos, e desaparece, sobretudo do coração de muitos homens e mulheres a quem incomoda contemplar um homem cravado na cruz. Não devemos estranhar isto, pois já São Paulo falava de falsos irmãos que queriam abolir a cruz: "Pois há muitos dos quais muitas vezes eu vos disse e agora repito, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo" (Fl 3, 18). Por isso precisamos confessar hoje: “Nós Te adoramos, ó Cristo e Te bendizemos, porque pela tua Santa Cruz, remiste o mundo”.

 A Solene celebração da Sexta-feira da Paixão, na Catedral de Coari (AM), acontece ás 15:00h. Em seguida haverá a procissão do Cristo Morto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário