EVANGELIZAR NO CORAÇÃO DO ESTADO DO AMAZONAS:
"Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região. Formamos a comunidade nesta geografia que temos nas mãos. Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... Jesus Cristo nosso guia, anima o nosso caminhar; nos aponta o caminho certo e de braços abertos vem nos ensinar" (Manoel Neris, Manacapuru, Prelazia de Coari-AM)

sábado, 30 de novembro de 2013

ADVENTO 2013



A palavra Advento vem do latim (Adventus) e significa chegada, vinda; aniversário de uma chegada, de uma vinda.  O termo advento foi aplicado antigamente para a chegada do imperador. O Tempo do Advento começa quatro domingos antes do Natal e marca o início do Ano Litúrgico. O Ano Litúrgico é a celebração da vida de Jesus Cristo ao longo de um ano. A cada ano, os cristãos revivem as etapas mais importantes da vida de nosso Senhor: seu nascimento, a morte, ressurreição, ascensão e o envio do Espírito Santo. Para sermos mais precisos o Tempo do Advento começa com as Primeiras Vésperas do 1 Domingo do Advento e termina antes das Primeiras Vésperas do Natal do Senhor.

O Tempo do Advento possui dupla característica:

1. É um tempo de preparação para as solenidades do Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens. Jesus, o Verbo Encarnado, revestido da nossa fragilidade humana, veio a primeira vez para realizar seu eterno plano de amor e abrir-nos o caminho da salvação.





2. O advento é também um tempo em que, por meio desta lembrança, voltam-se os corações para a expectativa da segunda vinda do Cristo no fim dos tempos. Jesus Ressuscitado, sentado à direita do Pai, revestido de sua glória, virá uma segunda vez para conceder-nos em plenitude os bens prometidos que hoje, vigilantes, esperamos.
Por esse duplo motivo, o Tempo do Advento se apresenta como um tempo de piedosa e alegre expectativa. 






A espiritualidade do advento tem algumas marcas características. Eis algumas delas:

    1. Manter-se vigilante, em atitude de oração e de fé, atento aos sinais da vinda e da presença de Deus em todas as circunstâncias da vida: “Ficai preparados, porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá” (Mt 24,44).
     2. Andar nos caminhos de Deus, sem se extraviar para caminhos tortuosos; converter-se para seguir fielmente a Jesus: “Convertei-vos, porque o Reino de Deus está próximo” (Mt 3,2).
     3. Dar testemunho da alegria que o Salvador nos traz, por meio da caridade e da partilha para com todos, principalmente os mais necessitados. Seria bom organizar visita das crianças aos idosos e visita dos jovens aos enfermos (hospital): “Alegrai-vos sempre no Senhor; eu repito, alegrai-vos. Que a vossa bondade seja conhecida por todas as pessoas! O Senhor está próximo” (Fl 4,4-5).
        
     4. Ter um coração vazio se si e cheio de Deus: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias” (Mc 1,7).

5   . Celebrar a conversão. Trata-se de um tempo litúrgico em que os textos bíblicos insistem sobre a mudança de vida. Busquemos o Sacramento da Reconciliação – Confissão! “João Batista, pregando no deserto da Judeia dizia: Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo... Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele... Deem frutos que mostrem o arrependimento... O machado já está posto à raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e lançada ao fogo" (Mt 3,1-3; Lc 3, 1-9).
6    . Caminhar na esperança, rezando por um Advento pleno e definitivo, pela vinda de Cristo para todos os povos da terra que ainda não conhecem o Messias ou não o reconhecem mais como o único Salvador. O Documento de Aparecida nos lembra: “Em virtude do Batismo e da Confirmação, somo chamados a ser discípulos missionários de Jesus Cristo” (DAp 153).
    7. Novena de Natal é uma excelente forma de preparar a celebração do Nascimento de Jesus!

Fiquemos atentos para não cairmos na armadilha de pensar que Natal é feito só de comidas, bebidas, pisca-pisca e troca de presentes. Com a aproximação das festas de fim de ano, o grande volume de anúncios comerciais e o estimulo ao consumismo podem nos desviar do verdadeiro sentido do Natal. Natal é festa religiosa, não comercial! Natal é Jesus e não Papai Noel! Às vezes Papai Noel chega a ocupar o lugar do aniversariante, o Menino Jesus! O fictício Papai Noel é o garoto-propaganda do comercio! Nós católicos cultuamos São Nicolau que foi bispo de Mira, no sul da Turquia, e martirizado. Sua memória é celebrada no dia 06 de dezembro. A tradição apresenta São Nicolau como homem bom, incapaz de ficar indiferente diante do sofrimento dos pobres, famintos e castigados pelo frio. Se cada cristão fosse de fato como São Nicolau, certamente não haveria crianças abandonadas e nem Natal com fome. Por isso a dimensão espiritual deve estar bem presente em nossa preparação do Natal do Senhor!


 PRECE AO MENINO JESUS

Ó Divino Salvador!
Visita nossa terra e ocupa entre nós
o digno lugar que Te pertence.
Com Tua encantadora presença, acalma nossa correria
e concede-nos contemplar,
para além do Teu pequeno ser,
a Tua divindade.

Ó adorável Filho de Deus!
Vem novamente saciar-nos
com o pão da palavra e a lição da partilha.
Devolve a paz aos corações aflitos,
e dos lábios indecisos fazei brotar
canções de esperança.

Vem, Senhor Jesus!
Reúne nossos braços em solidário abraço
aos irmãos e irmãs de todas as raças.
Transfigura nosso mundo
e permanece com Teu povo para sempre.
Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário