EVANGELIZAR NO CORAÇÃO DO ESTADO DO AMAZONAS:
"Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região. Formamos a comunidade nesta geografia que temos nas mãos. Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... Jesus Cristo nosso guia, anima o nosso caminhar; nos aponta o caminho certo e de braços abertos vem nos ensinar" (Manoel Neris, Manacapuru, Prelazia de Coari-AM)

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

SACRAMENTO DA CRISMA EM CAAPIRANGA: 24.11.2014





No encerramento do Ano da Fé e na celebração da Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo, a Paróquia São Sebastião, em Caapiranga (AM), celebrou o Sacramento da Crismo para os 20 jovens daquela comunidade! Foi um gesto concreto de celebrar a fé!
A liturgia do Sacramento da Crisma foi realizada na quadra da igreja matriz para facilitar a participação dos numerosos fiéis, familiares e parentes dos crismandos. 






A solenidade foi presidida por Dom Marcos Piatek, bispo da Prelazia de Coari. Concelebrou com ele o Pe. Luiz Carlos, pároco da paróquia São Sebastião. A liturgia ficou muito bonita e participativa. Era  um novo Pentecostes para aquela comunidade paroquial!
Crisma é o Sacramento que confere os Dons do Espírito Santo, conduzindo o crismando ao caminho da perfeição cristã. Representa como que a passagem da infância para a fase adulta: é o Sacramento da maturidade, da liberdade e da responsabilidade cristã.







É o Bispo quem ministra o Sacramento da Crisma, mas em sua ausência pode delegar essa missão a um padre. Durante a celebração, o Bispo suplica os Dons do Espírito Santo na seguinte oração: “Deus Todo-Poderoso, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que, pela água e pelo Espírito Santo destes uma vida nova a estes vossos servos, libertando-os do pecado, enviai sobre eles o Espírito Santo Paráclito; dai-lhes, Senhor, o Espírito de sabedoria e de inteligência, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de ciência e de piedade, e enchei-os do Espírito do vosso temor.”
Três passos são necessários à administração do Sacramento da Crisma: a imposição das mãos sobre a cabeça dos crismandos; a unção com o óleo na fronte; as palavras do Bispo: “Recebe por este sinal o Espírito Santo, Dom de Deus”, ao que o crismando responde: “Amém”.






O Catecismo da Igreja Católica ensina que a Confirmação – Crisma, pertence, juntamente com o Batismo e a Eucaristia, aos três sacramentos da iniciação cristã da Igreja Católica. Nesse sacramento, tal como ocorreu no Pentecostes, o Paráclito desceu sobre a comunidade dos discípulos, então reunida. Também nele o Espírito Santo desce em cada batizado que pede à Igreja o dom d'Ele [Espírito Santo], dessa forma o sacramento encoraja o fiel e o fortalece para uma vida de testemunho de amor a Cristo e para a missão evangelizadora. O crismando torna-se membro legítimo e responsável da Igreja Católica.
Na hora da celebração do Sacramento da Crisma a pessoa recebe os 7 Dons do Espírito Santo: Sabedoria, Ciência, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Piedade e Temor de Deus.
1. Pelo dom da Sabedoria o Espírito Santo nos capacita a conhecer a Deus na intimidade e também nos leva a conhecer a Sua vontade. Faz-nos perceber a mão de Deus em nossa vida, guiando os nossos passos.
2. Pelo Entendimento, ou Inteligência o Espírito santo nos leva a ver as pessoas e o mundo com os olhos de Deus, e não com a nossa miopia humana, que mais enxerga os defeitos e os erros do que as qualidades e as belezas das pessoas e das criaturas.
3. O dom da Ciência nos leva a compreender e aceitar os planos de Deus revelados na Sagrada Escritura.
4. O dom do Conselho nos faz sábios diante da vida e nos impulsiona a procurar a Deus e a levar os outros a Deus.
5. O dom da Fortaleza nos prepara para lutar contra as tentações e o pecado. Nos faz corajosos na defesa da fé, da “sã doutrina” (1Tm 1,10) da Igreja, e nos ajuda a vencer as zombarias e o respeito humano. A Fortaleza também nos é dada para termos força e paciência para carregar a cruz de cada dia. Sem esse dom nos desesperamos diante do sofrimento e da dor.
6. A Piedade produz em nós o amor a Deus acima de tudo, afastando-nos de toda forma de idolatria (prazeres, amor ao dinheiro, status, fama, vanglória, poder, superstições, ocultismo, etc.) para adorar e servir somente a Deus. Nos faz também vivermos como verdadeiros filhos de Deus, que ama o Pai com toda a sua vida: pensamentos, palavras e obras. É também o dom que nos leva e capacita à oração permanente e humilde que tudo alcança. Faz-nos curvar a cabeça e o coração diante das coisas sagradas. Move-nos a adorar a Deus e venerar os seus santos e anjos, e de modo especial Nossa Senhora, Mãe de Deus.
7. O Temor de Deus não consiste em ter medo de Deus. Jesus nos revelou o grande amor de Deus na parábola do filho pródigo; o Pai sempre pronto a acolher e a perdoar o filho que o abandonou. Esse Temor é o receio de ofender a Deus por ser Ele tão bom e Santo. Não é medo de ofendê-lo e ser castigado, e sim receio de decepcioná-lo com o nosso pecado. Então, por amor a Deus, nos leva a fugir do pecado, já que este entristece a Deus, o decepciona.






Queremos parabenizar os nossos crismandos! Queremos agradecer às catequistas, aos pais e familiares dos crismandos por ter acompanhado todo o processo formativo dos seus filhos e afilhados. A nossa gratidão vai ao Pe. Luiz Carlos e a toda a Paróquia São Sebastião em Caapiranga. 



Que o Espírito Santo Paráclito seja o nosso Advogado, o nosso Defensor e o nosso Santificador!















Nenhum comentário:

Postar um comentário