EVANGELIZAR NO CORAÇÃO DO ESTADO DO AMAZONAS:
"Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região. Formamos a comunidade nesta geografia que temos nas mãos. Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... Jesus Cristo nosso guia, anima o nosso caminhar; nos aponta o caminho certo e de braços abertos vem nos ensinar" (Manoel Neris, Manacapuru, Prelazia de Coari-AM)

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

PRELAZIA DE COARI-AM PARTICIPOU DO 1º ENCONTRO DA IGREJA CATÓLICA NA AMAZÔNIA LEGAL: 28-31.10.2013



Nos dias de 28 a 31 de outubro de 2013 aconteceu o 1º Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal. O encontro aconteceu em Manaus, na Casa de Encontro Maromba. O “congresso” foi promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através da Comissão Episcopal para a Amazônia, cujo Presidente é o Cardeal Claudio Hummes, OFM. A presidência da CNBB foi representada pelo secretário geral da CNBB, dom Leonardo U. Steiner. Vieram participar do encontro também, o representante do CELAM (Conselho Episcopal Latino Americana) e da Adveniat.

A Igreja Católica na Amazônia Legal foi representada por VI Regionais da CNBB: 1. Norte 1 (Amazonas e Roraima); 2. Norte 2 (Pará e Amapá); 3. Norte 3 (Tocantins e Goiás); 4. Nordeste 5 (Maranhão); 5. Noroeste (Acre, sul do Amazonas e Rondônia); 6. Oeste II (Mato Grosso).

O evento reuniu cerca de 60 bispos dos Regionais da CNBB que formam a Amazônia Legal, coordenadores de pastoral, religiosos, leigos e outros convidados. No total foram cerca de 180 pessoas. A Amazônia Legal foi representada pelas 57 dioceses e prelazias, os 09 Estados Brasileiros e ela abrange os 61% do território nacional.

Foram traçados os seguintes objetivos do encontro: 1. Refletir sobre a realidade político-social, econômica, cultural e religiosa da região amazônica; 2. Apresentar a contribuição da Igreja Católica para a promoção e a defesa da vida dos habitantes dessa região e de sua rica biodiversidade; 3. Encarar a Amazônia como banco de prova decisivo para a Igreja e para o Brasil (Papa Francisco); 4. Conhecer e avaliar os grandes projetos do Governo Federal para a Amazônia; 5. Mundo urbano e os seus processos de evangelização; 6. Retomar o Documento de Santarém realizado em 2012; 7. Apresentar as indicações concretas para a pastoral na Amazônia Legal.

Nos quatro dias do 1º Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal foram promovidos debates, palestras, celebrações e discussões sobre os temas que envolvem os povos da Amazônia, ressaltando os conflitos vivenciados na região.

A Prelazia de Coari, recém elevada pelo Santo Padre o Papa Francisco à dignidade de Diocese foi representada por Dom Gutemberg Freire Régis, o nosso bispo emérito, Dom Marcos Piatek, atual bispo de Coari e pelo Pe. Francisco Agnaldo B. da Silva, coordenador prelatício de pastoral da nossa prelazia.

No primeiro dia, 28.10.2013, aconteceu a cerimônia da abertura com a Missa solene presidida por Dom Roque Paloschi, bispo de Roraima e Presidente do Regional 1 da CNBB. A sessão solene  da abertura foi coordenada pelo Pe. Francisco Wloch, um dos assessores da CNBB. Foi composta a mesa por seguintes autoridades: Cardeal Cláudio Hummes, OFM, Presidente da Comissão da CNBB para a Amazônia, Dom Sérgio Castriani, Arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, Secretário Geral da CNBB, Dom Roque Paloschi, bispo de Roraima e Presidente do Regional Norte 1 da CNBB; Pe. Pedro R., representante da CLELAM, Dr. Felício Pontes, Procurador Geral da República e a Irmã Irene Lopes, secretária executiva da Comissão Episcopal para a Amazônia.
Em seguida foi executado o hino nacional do Brasil e a entrada da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, a Rainha e Padroeira da Amazônia. A apresentação e a abertura oficial do encontro coube ao Cardeal Cláudio Hummes, OFM, que apresentou os objetivos do encontro. Em nome da Arquidiocese de Manaus, a anfitriã do encontro, as boas vindas a todos deu o Dom Sérgio Castriani, Arcebispo de Manaus. Em seguida foi lida a carta do Sr. Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, que foi impedido de vir por causa de saúde. Dom Leonardo Steiner apresentou um vídeo com a mensagem do Cardeal Raymundo Damasceno, Arcebispo de Aparecida e Presidente da CNBB. O Secretário Geral da CNBB expressou a alegria da CNBB por causa do encontro. Em seguida falou Dom Roque Paloschi, bispo de Roraima e Presidente do Regional Norte 1 da CNBB, o Pe. José R., trouxe a saudação da CELAM. Depois da fala do Dr. Felício Fontes, Procurador da República, uma série de mensagem terminou com a fala da Irmã Irene Lopes, secretária executiva da Comissão Episcopal da CNBB para a Amazônia. O dia terminou com a apresentação dos vídeos sobre a Amazônia Legal, preparados pela TV Nazaré de Belém.

O segundo dia, 29.10.2013, começou com a celebração eucarística presidida por Dom Leonardo U. Steiner, Secretário Geral da CNBB. Na parte da manhã foi apresentado o “Painel Amazônico I”, durante o qual foram abordados e discutidos os seguintes temas: 1. Mundo Urbano (Prof. José Aldemir, da UFAM); 2. Transformações das grandes cidades latino-americanas e brasileiras e os desafios para a pastoral urbana (Profª. Brenda Carranza, Professora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)); 3. Projetos do Governo Federal para Amazônia Legal (Prof. Pedro Gontijo); 4. Grandes Projetos na Amazônia Legal (Procurador Geral da República Felício Pontes e Luís Ventura, pesquisador da Diocese de Roraima). Na parte da tarde foi apresentado o “Painel Amazônico II) com os temas: 1. Mapa da religiões na Amazônia (Pe.Dr. Thierry Linard, SJ, assessor da CNBB); 2. Tráfico Humano na Amazônia (Irmã Henriqueta, coordenadora da Comissão de Justiça e Paz do Regional Norte II da CNBB e a Irmã Rose); 3. Populações Tradicionais-Quilombolas (Catarino dos Santos, quilombola de Maranhão); 4. Populações Tradicionais-Indígenas, (tuxaua Jacir José de Souza e Sr. Chico da CIMI).

Dia 30 de Outubro, 30.10.2013, foram refletidas as conclusões do 10º Encontro dos Bispos da Amazônia ocorrido em Santarém (PA), de 02 a 06 em julho de 2012. O presidente da Comissão Episcopal da Amazônia, cardeal dom Cláudio Hummes, irmã Liani Postai (vida religiosa a luz do Documento de Santarém), a leiga Rose Medeiros (o papel dos leigos\as) e o bispo da Diocese de Santarém, dom Flávio Giovenale (impacto do documento de Santarém) foram os responsáveis por este momento.

Depois do almoço Dom Marcos Piatek, junto com o Pe. Francisco Agnaldo visitaram os seminaristas da Prelazia de Coari, que se formam no Seminário S. José da Arquidiocese de Manaus e estudam no Instituto Teológico de Manaus.

Na parte da tarde os participantes do 1º Encontro da Igreja Católica da América Latina, passaram rapidamente visitando o famoso Teatro Amazonas, inaugurado em 1896. Em seguida, nas dependências da residência dos bispos de Manaus, houve a privativa reservada somente para os bispos participantes do evento.
Às 18:30h todos os congressistas participaram da bonita celebração eucarística na catedral metropolitana de Manaus, presidida pelo Cardeal Claúdio Hummes. Após a Missa festiva fomos acolhidos para uma confraternização na Paróquia São Raimundo Nonato.

O último dia do 1º Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal, 31.10.2013, começou com a celebração eucarística presidida por Dom Sérgio Castriani, arcebispo de Manaus. Em seguida foi apresentado um painel sobre a memória da caminhada dos 10 anos da Comissão Episcopal para Amazônia feito pelos bispos membros da mesma: dom Cláudio Hummes, dom Moacyr Grechi, dom Erwin Krautler, dom Sergio Castriani e dom Jaime Vieira Rocha. A Comissão Episcopal para a Amazônia é a expressão concreta do compromisso dos bispos do Brasil, selado no pacto de apoio solidário e fraterno à Igreja da Amazônia e foi criada em abril de 2003. Antes do encerramento foi feita a leitura e a aprovação da Carta deste encontro (Grito da Amazônia), que pretende sensibilizar toda a sociedade brasileira.

O encontro terminou com a síntese, os agradecimentos e a benção final feita por Dom Cláudio Cardeal Hemmes, OFM.

O encontro, realizado nos horários das 06:30 até 22:00h, foi muito bem organizado e enriquecedor! Foi um tempo de graça! Nossos agradecimentos à Comissão Episcopal para Amazônia e à Arquidiocese de Manaus, que nos acolheu com carinho e dedicação.
Que Nossa Senhora de Nazaré, Padroeira da Amazônia, nos ajude a continuar de construir a Igreja da Amazônia com o rosto amazônico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário