EVANGELIZAR NO CORAÇÃO DO ESTADO DO AMAZONAS:
"Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região. Formamos a comunidade nesta geografia que temos nas mãos. Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... Jesus Cristo nosso guia, anima o nosso caminhar; nos aponta o caminho certo e de braços abertos vem nos ensinar" (Manoel Neris, Manacapuru, Prelazia de Coari-AM)

domingo, 27 de outubro de 2013

CRISMA PARA OS JOVENS DOS FLUTUANTES DE COARI: 26.10.2013



Conforme alguns dados, não oficias, em Coari (Lago de Coari) se encontram cerca de 200 casas flutuantes. O ritmo de vida desses moradores é diferente das pessoas que vivem na terra firme. Quem vive numa casa flutuante enfrenta os desafios próprios quem vive na água. O acesso à escola, à hospital, aos serviços públicos, ao comercio, inclusive o acesso à igreja, etc., é muito mais complicado. Tudo depende do transporte fluvial. Sem isso se fica isolado e limitado à casa que boia sobre a água.

Percebendo a especificidade dos moradores dos flutuantes a paróquia Sant’Ana e São Sebastião em Coari começou, algum tempo atrás, a organizar a pastoral visando os habitantes dos flutuantes. Se começou a visitar as pessoas dos flutuantes, onde se faz a catequese, a pastoral, os encontros, as celebrações da missa, batizados, etc.
Recentemente um grupo de jovens foi organizado e evangelizado, com carinho e dedicação, pela Dulcineia (Néia), Missionária da Pastoral da Criança. Dos jovens dos flutuantes os 14 deles foram preparados para o Sacramento da Crisma.




A celebração do Sacramento da Crisma para os jovens dos flutuante teve lugar no dia 26 de outubro de 2013, às 18:30h, na catedral de Coari. A solene celebração foi presidida por Dom Marcos Piatek, bispo da prelazia e pelo Pe. João Batista de Almeida, pároco da catedral.


Da bonita celebração do Sacramento da Crisma participaram, os 14 crismandos, os seus respectivos padrinhos, os familiares e algumas pessoas da cidade, além da Equipe de Liturgia. 





No final da celebração Dom Marcos Piatek, parabenizou os jovens que receberam os dons do Espírito Santo e agradeceu à Paróquia de Sant’Ana e S. Sebastião, na pessoa do Pe, João Batista, e a Néia, Missionária da Pastoral da Criança pela preparação dos jovens dos flutuantes para o recebimento do Sacramento da Crisma.

Peçamos a Deus e a Maria Santíssima para que os 14 jovem crismandos sejam verdadeiras testemunhas de Jesus nos dia de hoje e fiquem perseverantes na sua caminhada cristã e eclesial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário