EVANGELIZAR NO CORAÇÃO DO ESTADO DO AMAZONAS:
"Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região. Formamos a comunidade nesta geografia que temos nas mãos. Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... Jesus Cristo nosso guia, anima o nosso caminhar; nos aponta o caminho certo e de braços abertos vem nos ensinar" (Manoel Neris, Manacapuru, Prelazia de Coari-AM)

sábado, 5 de outubro de 2013

PRELAZIA DE COARI (AM) CELEBROU COM MUITA FÉ E ALEGRIA A FESTA DE SÃO FRANCISCO: 04.10.2013



São Francisco de Assis é o santo mais venerado pelo povo da Prelazia de Coari! Numerosas comunidades celebraram o novenário dele com muita devoção. Seria bom ver mais de perto como surgiu esta devoção no meio da nossa igreja local. Parece que o fenômeno não é tão antigo. Segundo algumas pessoas, Dom Gutemberg nos poderia ajudar nisso. Todas as nossas paróquias têm as comunidades dedicadas a São Francisco de Assis. 










Em Anamã temos a Paróquia Santuário dedicado ao Santo de Assis. O santuário de Anamã foi fundado por Dom Joério Gonçalves Pereira CSsR, aos 28 de setembro de 2008, mas a devoção a São Francisco de Assis em Anamã caminha para seus 100 anos!







 
Dom Marcos Piatek, bispo da Prelazia de Coari, neste ano ficou com os festejos na Igreja São Francisco de Assis em Coari-AM. No dia 25.09.23013 celebrou a solene abertura do Novenário cujo tema era: “Eu creio”.  A comunidade refletiu, no contexto do Ano da Fé, a sua identidade cristã e católica, os artigos do nosso Credo.








No dia da festa em Coari, 04.10.2013, temos o feriado municipal (dia santo). Durante o dia todo a igreja ficou repleta de fieis e devotos de São Francisco vindos dos diversos cantos da cidade e de outras comunidades, inclusive comunidades rurais. Às 07:30h Dom Marcos Piatek presidiu a Missa Festiva. 






Num clima de muita fé e de alegria concelebraram com ele os padres João Batista CSsR e Pe. Raimundo Elson, CSsR, respectivamente pároco e vigário paroquial da Paróquia Sant’Ana e São Sebastião. Estavam também presentes os seminaristas e uma multidão de fiéis. A liturgia bem preparada nos ajudou a vivenciar este momento impara da nossa fé.







Às 17:30h começou a grandiosa procissão pelas ruas da cidade de Coari. O lindo andor, com a imagem muito bonita representando São Francisco, foi carregado pelos devotos com muita emoção. A chuva que caiu no início da procissão só reforçou os ânimos dos devotos de São Francisco que louvavam a Deus e cantavam em homenagem a São Francisco. As avenidas e as ruas de Coari por onde passou a procissão foram abençoadas por Deus e a multidão rezava pelos seus moradores. 

Por volta das 20:00h a procissão voltou a Igreja de São Francisco onde o Pe. João Batista agradeceu a todos e Dom Marcos Piatek deu a bênção final. Após a procissão muita gente permaneceu na igreja rezando e tocando nas vestes de São Francisco pedindo a bênção de Deus.    







A festa foi linda! Parabéns aos padres redentoristas e a comunidade local, que preparou com muito zelo e carinho a festa de seu Padroeiro. 







Peçamos a Deus para que sejamos seguidores de Jesus Cristo animados pela vida do gloriosos São Francisco!
Rezemos:

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé; Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança; Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz. Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado; compreender, que ser compreendido; amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se vive para a vida eterna.




Nenhum comentário:

Postar um comentário