EVANGELIZAR NO CORAÇÃO DO ESTADO DO AMAZONAS:
"Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região. Formamos a comunidade nesta geografia que temos nas mãos. Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... Jesus Cristo nosso guia, anima o nosso caminhar; nos aponta o caminho certo e de braços abertos vem nos ensinar" (Manoel Neris, Manacapuru, Prelazia de Coari-AM)

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

SUPERIOR GERAL DOS REDENTORISTAS PARABENIZA A PRELAZIA DE COARI QUE FOI ELEVADA À DIOCESE



A Prelazia de Coari (AM) durante os 50 anos de sua caminhada foi entregue aos cuidados especiais dos Missionários Redentoristas dos EE. UU. (Província de São Luís) e do Brasil (V-Província de Manaus). Foram eles que colocavam as bases para a futura Diocese de Coari. A eles a nossa gratidão! O Revmo. Pe. Michael Brehl, CSSR, Superior Geral dos Missionários Redentoristas, quando soube que o Santo Padre o Papa Francisco elevou a Prelazia de Coari à categoria de Diocese, enviou ao bispo de Coari a seguinte carata, datada de 09 de outubro de 2013. Eis o texto: “Exmo. Revmo. D. Marcos Piatek, C.Ss.R. DD. Bispo Diocesano de Coari.  Brasil. Querido confrade Dom Marcos, C.Ss.R.: Saudações fraternas! Apenas recebi a notícia da ereção canônica da Prelazia de Coari a Diocese quis expressar-lhe meus sinceros parabéns por esta conquista. A celebração do Ano Jubilar dos 50 anos da Igreja prelatícia de Coari atinge pois um ponto alto, já que esta mudança é o reconhecimento por parte da comunhão eclesial que as paróquias e comunidades desta região constituem uma porção do Povo de Deus considerável e estruturada, na qual a vida da Igreja brilha como sinal de salvação no coração do Amazonas.

Gostaria, ainda, de participar da alegria da nova Diocese de Coari em nome de toda a Congregação do Santíssimo Redentor, pois desde o início da Prelazia os Missionários  Redentoristas se fizeram presentes nesta história. Sabemos que o protagonismo desta história é do Povo de Deus que está em Coari, no entanto, recordamos a saudosa memória de Dom Mário Robert Emmet Anglim, C.Ss.R., que foi o primeiro bispo prelado, e por ele elevamos uma prece agradecida. Mas, nossa prece e gratidão também alcança os bispos eméritos Dom Gutemberg Freire Regis, C.Ss.R., e Dom Joércio Gonçalves Pereira, C.Ss.R., que ajudaram na edificação da Igreja Coariense.

Suplico, por meio materna intercessão da Mãe do Perpétuo Socorro e do favorável patrocínio da Senhora Sant’Ana e de São Sebastião, que a bênção da Santíssima Trindade venha copiosa sobre a nova Diocese. Abençoe o Senhor as famílias, as crianças, a juventude, os anciãos, as comunidades indígenas e ribeirinhas, os agentes pastorais, o presbitério, as religiosas e os religiosos, mas sobretudo os mais pobres e enfermos. Que aniversário dos 50 anos de evangelização, que agora se celebra, seja estímulo para o compromisso fiel de continuar a caminhada de discípulos missionários de Jesus Cristo a serviço da vida dos povos da Amazônia. Seu irmão no Redentor, Michael Brehl, C.Ss.R. Superior Geral”.

O Santo Padre o Papa Francisco nos lembrou recentemente: “A Igreja é uma só para todos! Não existe uma Igreja para os europeus, uma para os africanos, uma para os americanos, uma para os asiáticos e uma para aqueles que vivem na Oceania; não, ela é a mesma em toda a parte. É como uma família: podemos estar distantes, espalhados pelo mundo, mas os vínculos profundos que unem todos os membros da família permanecem sólidos, independentemente da distância” (25.09.13).

É bom lembrar que vivemos em Igreja.  Somos cristãos, de modo especial da Igreja local.  A Igreja é obra do Espírito. Felizes as dioceses que contam com casas de religiosos e religiosas que vivem a alegria de sua consagração.  Sua presença enriquece a vida da diocese. Sua ausência constitui sempre um vazio. A diocese, a Igreja que está em um lugar, presidida pelo bispo só tem a ganhar com a presença estimulada, vigorosa, clara e expressiva de homens e mulheres límpidos, chamados religiosos! Por isso somos gratos aos religiosos/as que vivem  e evangelizam na nossa Prelazia de Coari agora chamada de Diocese de Coari!

Nenhum comentário:

Postar um comentário