EVANGELIZAR NO CORAÇÃO DO ESTADO DO AMAZONAS:
"Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região. Formamos a comunidade nesta geografia que temos nas mãos. Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... Jesus Cristo nosso guia, anima o nosso caminhar; nos aponta o caminho certo e de braços abertos vem nos ensinar" (Manoel Neris, Manacapuru, Prelazia de Coari-AM)

domingo, 13 de outubro de 2013

FESTA DE N. S. APARECIDA EM COARI: 12:10.2013



No dia 12 de outubro a Igreja do Brasil celebrou, com muita alegria e fé, a festa de sua Padroeira: de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. No ano de 1717 três pescadores saíram a pescar. Por ação misteriosa de Deus, chegando ao Porto de Itaguassu, a primeira coisa que caiu em suas redes foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço. Num segundo lance de rede, pescaram a cabeça da mesma imagem. Juntando as duas partes viu-se que se tratava da Senhora da Conceição. Por assim ter aparecido, o povo chamou-a de “Aparecida”, nome consagrado pela devoção popular, chegando a ser proclamada Rainha (1904) e Padroeira do Brasil (1930), sendo seu Santuário declarado de âmbito nacional (1984), pela CNBB. 
Três Papas visitaram o Santuário Nacional: João Paulo II, no ano de 1980, Papa Bento XVI, em maio de 2007, e papa Francisco em 2013, por ocasião das atividades da Jornada Mundial da Juventude. Com o lema: “Acolher bem também é evangelizar”, trabalham no Santuário 33 Missionários Redentoristas, várias congregações religiosas femininas, mais de 800 voluntários e, aproximadamente, 1.570 funcionários. 
Na Prelazia de Coari existem várias comunidades dedicadas a Nossa Senhora Aparecida. Uma delas se encontra no bairro de Ciganopólis, em Coari, que faz parte da Paróquia S. Pedro e S. João Batista.  É um bairro bastante carente de infraestrutura! Foi lá que Dom Marcos Piatek, bispo da Prelazia de Coari celebrou a festa da Padroeira do Povo Brasileiro. O festejo foi preparado pelo novenário cujo abertura aconteceu no dia 03.10.2013 com a presença orante de Dom Marcos. 
O tema da festa na Comunidade N. S. Aparecida em Ciganopolis foi: “COM A MÃE APARECIDA CELEBRAMOS A FÉ E O COMPROMISSO DO JUBILEU DE OURA DA PRELAZIA DE COARI”. 











No dia 12 de outubro a festa começou com a bonita procissão com a imagem de Aparecida pelas ruas do bairro: participaram numerosas pessoas. 







Após a procissão houve a celebração solene da Santa Missa presidida por Dom Marcos Piatek. 










Concelebrou com ele o Pe. Adeilson. A igreja, recém construída, ficou superlotada de fieis! Vieram muitas pessoas das outras paróquias de Coari. Participaram da festa também as Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo e os nossos seminaristas. 





O bispo na sua pregação abordou três assuntos: 1. Nossa Senhora Aparecida; 2. O Ano da Fé e, 3. Jubileu de Ouro da Prelazia de Coari, que coincidiu com a elevação da Prelazia à Diocese de Coari realizada pelo Papa Francisco no dia 09 de outubro de 2013. 







Terminada a procissçao e a Santa Missa houve o tradicional arraial muito animado. 










Que Nossa Senhora Aparecida interceda junto de Deus pelas nossas crianças e pelo nosso povo da Prelazia de Coari!









Nenhum comentário:

Postar um comentário