EVANGELIZAR NO CORAÇÃO DO ESTADO DO AMAZONAS:
"Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região. Formamos a comunidade nesta geografia que temos nas mãos. Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... Jesus Cristo nosso guia, anima o nosso caminhar; nos aponta o caminho certo e de braços abertos vem nos ensinar" (Manoel Neris, Manacapuru, Prelazia de Coari-AM)

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O PAPA FRANCISCO ELEVA A PRELAZIA DE COARI-AM À CATEGORIA DE DIOCESE! - 09.10.2013



Nesta quarta-feira, 09 de outubro de 2013, o Santo Padre o Papa Francisco, dignou-se elevar a Prelazia territorial de Coari, no Estado do Amazonas, à condição de Diocese. Nesse ano a Prelazia de Coari celebra o seu Jubileu de Ouro da sua existência e da sua evangelização no coração do Amazonas. A mudança caracteriza uma nova etapa da Igreja nesta região. A mudança significa que a Igreja local está mais madura depois dos 50 anos de caminhada missionária como prelazia. A Igreja de Coari cresceu em evangelização, estrutura e trabalho pastoral. Tudo isso é fruto de muitos anos de Igreja. Estamos colhendo os frutos que outros, no passado, semearam com muito zelo e abundância. A elevação à diocese significa que a prelazia deixa de ser uma administração independente, confiada a uma congregação, para ser parte integrante da província eclesiástica a qual, geograficamente, pertence, no nosso caso, o Regional Norte 1 da CNBB (Amazonas e Roraima). É um sinal que o trabalho eclesial e missionário deu certo na implantação da igreja local. Passamos de uma terra de missão, dependente apenas dos missionários religiosos para sermos uma Igreja local mais amadurecida e com o clero diocesano próprio da região. Temos agora mais maturidade, mais autonomia, porém, também mais responsabilidade própria pela nossa Igreja de Coari. Precisamos crescer ainda mais “em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens” (Lc 2, 52).
O Santo Padre Francisco erigindo em diocese a Prelazia de Coari (AM) nomeou como o seu primeiro Bispo Diocesano Dom Marcos Piatek, CSsR, até o momento Bispo Prelado. Dom Marcos Piatek nasceu em 1954 na Polônia. É missionário redentorista e é doutor em teologia moral pela Academia Alfonsiana de Roma. Chegou ao Brasil em 1986. Atuou pastoralmente em Salvador da Bahia como formador, pároco e professor de teologia moral. Em 2011 o Papa Bento XVI o nomeou bispo da Prelazia de Coari (AM). No regional Norte 1 da CNBB ele é responsável pela Pastoral Familiar.
O território da nova diocese é de 135.442 km², organizado em 10 grandes paróquias e possui cerca de 300 mil habitantes. São 07 municípios, com 497 comunidades eclesiais das quais 61 se encontram na zona urbana e 418 comunidades se encontram na área ribeirinha. Na diocese trabalham 20 padres e 03 congregações religiosas femininas com 05 conventos onde vivem e trabalham 12 religiosas. A vida consagrada masculina é representada pelos Missionários Redentoristas os quais têm atualmente 02 casas religiosas com 06 religiosos. O número de catequistas chega a 695 pessoas. Todo o clero é brasileiro e a maioria é originária da Prelazia de Coari. Em Coari existe o Seminário Sant’Ana para os jovens que no futuro vão entrar no seminário maior. Os 07 estudantes de filosofia e de teologia da Prelazia de Coari estudam no ITEPS em Manaus e se preparam para a vida presbiteral no Seminário São José da Arquidiocese de Manaus.
Durante os 50 anos de sua existência a Prelazia de Coari teve 04 bispos prelados: 1. Dom Mário Robert Emmet Anglim, CSsR (1964-1973); 2. Dom Gutemberg Freire Régis (1974-2007 e 2009-2011), CSsR; 3. Dom Joércio Gonçalves Pereira (2006-2009), CSsR: 4. Dom Marcos Piatek, CSsR (2011-2013).
Neste momento histórico queremos agradecer a Deus por tudo que Ele fez para nós (1Cr 16, 8) e, agradecer ao Santo Padre, o Papa Francisco, pela confiança depositada na nossa igreja local. A nossa gratidão se estende à Nunciatura Apostólica no Brasil, na pessoa do Sr. Núncio Apostólico, Sua Exa. Revma. Dom Giovani d’Aniello. Agradecemos pelo apoio fraterno aos senhores bispos do Regional Norte 1 da CNBB com o seu presidente Sua Exa. Dom Roque Paloschi.  Queremos agradecer ao Sr. Cardeal Dom Cláudio Hummes, OFM, Presidente da Comissão Episcopal para Amazônia da CNBB. A Prelazia de Coari, desde o momento da sua criação, foi entregue aos Missionários Redentoristas. Foram eles, americanos e brasileiros, que durante muitos anos colocavam as bases para a futura Diocese de Coari. Agradecemos pelo apoio incondicional ao Rev.mo. Pe. Michael Brehl, CSsR, Superior Geral dos Redentoristas em Roma e ao Rev.mo. Pe. Zenildo Luís Pereira da Silva, CSsR, Superior V-Provincial dos Redentoristas de Manaus. Louvando a Deus queremos agradecer às gerações passadas, que junto com os nossos bispos eméritos, sobretudo com Dom Gutemberg Freire Regis, CSSR, colaboraram na construção da Igreja que está em Coari-AM. Nossa gratidão às irmãs religiosas e aos leigos, baluartes da evangelização na nossa Prelazia.
No próximo domingo, dia 13 de outubro de 2013, uma Missa de Ação de Graças vai ser celebrada na Catedral de Sant’Ana, padroeira de Coari e, em todas as paróquias da prelazia para marcar a elevação da Prelazia de Coari à categoria de Diocese. Na ocasião, a população vai puder manifestar a sua fé, a sua gratidão e a sua alegria pela conquista. Mais tarde informaremos sobre a instalação canônica da nossa Diocese de Coari.
Que a Santíssima Trindade abençoe a Diocese de Coari! Que Maria, Mãe de Jesus e a Mãe do Povo Amazônico nos impulsione ainda mais na nossa missão evangelizadora. Que Sant’Ana, a Padroeira da nossa Diocese, nos acompanhe na construção do Reino de Deus nas comunidades urbanas e ribeirinhas, no meio dos rios, dos lagos e dos igarapés. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo!


ORAÇÃO DO JUBILEU DE OURO DA PRELAZIA DE COARI (AM) (1963-2013)
Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, nós Te louvamos e bendizemos pelo transcurso do Jubileu de Ouro da Prelazia de Coari (AM). Acolhe nossas preces de gratidão e reconhecimento por todos os dons que nos concedeste ao longo desses 50 anos de nossa história realizada pelos fieis nas margens dos lagos e dos rios: Solimões, Badajós, Manacapuru, Purus, Coari, Urucu, Copeá, Aruã. Recomendamos à tua misericórdia divina todas as pessoas que lutaram e se sacrificaram pelo crescimento de nossa Prelazia. Queremos que nossa Igreja de Coari seja servidora da humanidade “para que todos tenham vida plena e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Concede-nos a graça de vivenciar esse Jubileu de Ouro como tempo favorável de escuta, conversão, santidade e busca de novos rumos para a evangelização de nosso querido povo. Senhora Sant’Ana, carinhosa Padroeira da Prelazia de Coari, acompanhe-nos nesse caminho, para que sejamos revigorados em nosso compromisso de verdadeiros discípulos e missionários de nosso Senhor Jesus Cristo! Amém!
A notícia sobre a elevação da Prelazia de Coari à Diocese, realizada pelo Santo Padre o Papa Francisco, foi dada por Dom Marcos Piatek, CSsR, durante a programação na Rádio Educação R. de Coari, da Fundação do Santíssimo Redentor!  Com esta boa notícia a população ficou muito alegre e agradecida a Deus e ao Santo Padre. Na ocasião Dom Marcos Piatek convidou todo o Povo Católico a celebrar esta boa notícia no próximo domingo, dia 13 de outubro, nas respectivas paróquias e na Missa das 19:30h na Catedral de Coari. Todos juntos vamos cantar o nosso Te Deum laudamos e o Magnificat!

Nenhum comentário:

Postar um comentário