EVANGELIZAR NO CORAÇÃO DO ESTADO DO AMAZONAS:
"Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região. Formamos a comunidade nesta geografia que temos nas mãos. Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... Jesus Cristo nosso guia, anima o nosso caminhar; nos aponta o caminho certo e de braços abertos vem nos ensinar" (Manoel Neris, Manacapuru, Prelazia de Coari-AM)

terça-feira, 5 de novembro de 2013

PASTORAL DA PESSOA IDOSA DE COARI CELEBRA O SEU 9 ANIERSÀRIO: 05.11.13



 No dia 05 de dezembro se celebra o aniversário da fundação da Pastoral da Pessoa Idosa. Já no 01 de outubro de 1999 o beato papa João Paulo II escreveu a “Carta aos Anciãos” onde dizia: “É bonito poder gastar-se até o fim pela causa do Reino de Deus”. Em 2003 a Igreja do Brasil celebrou a Campanha da Fraternidade com o tema: “Fraternidade e as Pessoas Idosas” e o lema: “Vida – Dignidade – Esperança”. No mesmo ano foi promulgada a Lei nº.10.741, de 1º de outubro de 2003 sobre o Estatuto do Idoso, que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2004.
No dia 05 de novembro de 2004 foi fundada a Pastoral da Pessoa Idosa. Na Assembleia dos Bispos do Brasil, em Itaici/ SP, os Bispos aprovaram a criação da Pastoral da Pessoa Idosa e designaram a Dra. Zilda Arns Neumann para organizar e coordenar esta nova Pastoral por um período de 3 anos. Dom Aloysio José Leal Penna foi indicado para acompanhar este processo de organização. Os dois indicaram a Ir. Terezinha Tortelli para secretária-executiva da Pastoral da Pessoa Idosa. O lema da Pastoral da Pessoa Idosa baseia-se no versículo 12 do Salmo 90.
 
As paróquias de Coari celebraram o 09 aniversário da Pastoral da Pessoa Idosa na Catedral de Coari, às 08:00h da manhã. A Missa foi presidida por Dom Marcos Piatek, bispo da Prelazia de Coari e concelebrada pelo Pe. João Batista, pároco da paróquia Santana e S. Sebastião.
Na sua homilia Dom Marcos lembrou algumas opiniões sobre as pessoas idosas longa a história. “Deve-se temer a velhice, porque ela nunca vem só. Bengalas são provas de idade e não de prudência “(Platão). “Outrora, a velhice era uma dignidade; hoje, ela é um peso” (François Chateaubriand). “O homem começa a envelhecer quando as lamentações começam a tomar o lugar dos sonhos” (John Barrymore). “Até mesmo para quem passou toda uma vida no mar, chega uma idade em que se deixa a embarcação” (Italo Calvino). “Uma bela velhice é, normalmente, recompensa de uma bela vida” (Pitágoras). “Para o ignorante, a velhice é o inverno; para o instruído é a estação da colheita” (Provérbio judaico). “Os velhos morrem porque já não são amados” (Montherlant). “Amar uma pessoa significa querer envelhecer com ela” (Albert Camus). A sociedade de hoje idolatra a juventude pelo seu físico, tolera os adultos e joga no lixo os velhos!
O amor e o respeito para com os idosos precisamos aprender á luz da Bíblia. A Sagrada Escritura nos apresenta várias pessoas idosas que tinham o papel importante na História da Salvação. O Livro da Sabedoria (4, 8-9) nos lembra: “Velhice honrada não consiste em ter vida longa, nem é medida pelo número de anos. Os cabelos brancos do homem valem pela sua sabedoria, e a velhice pela sua vida sem manchas”. Das seis pessoas mais envolvidas com o nascimento de Jesus, três eram idosos: Zacarias, Isabel (Lc 1,7) e Ana, a profetiza (Lc 2,36-38). É muito provável que Simeão, o homem que tomou nos braços o Senhor, fosse um idoso à espera da morte (Lc 2,25-32).
Terminando a sua pregação Dom Marcos Piatek lembrou algumas frases do Santo Padre o Papa Francisco sobre os idosos. Durante encontro com os jornalistas na viagem ao Brasil, o papa Francisco afirmou que a Igreja e a sociedade devem valorizar o testemunho dos idosos. “Eles têm a sabedoria, a sabedoria da vida, a sabedoria da história, a sabedoria da pátria, a sabedoria da família. E nós precisamos disto!”, disse.  O Papa condenou a chamada "cultura de rejeição": “A exclusão dos idosos é uma espécie de eutanásia, isto é, não se cuida dos idosos; mas há também uma eutanásia cultural, porque não se lhes deixa falar, não se lhes deixa agir” (Papa Francisco, 12 de Agosto de 2013).
A frase mais forte do Papa Francisco foi essa: “Uma sociedade que marginaliza as pessoas idosas renega as suas raízes e obscurece o seu futuro” (Papa Francisco, 25 de outubro de 2013, no Vaticano para 150 participantes da XXI Assembleia Plenária do Pontifício Conselho para a Família).
Após a Santa Comunhão o Pe. João Batista fez a oração enviando mais 05 novos membros da Pastoral Idosa na paróquia Santana e S. Sebastião.
Gostaria de parabenizar os familiares, a Pastoral da Pessoa Idosa e o Pe. João Batista por ter trazido e acolhido na oração as pessoas idosas de Coari!  


Uma das leis dadas a Israel por intermédio de Moisés diz: “Fiquem de pé na presença das pessoas idosas e as tratem com todo o respeito” (Lv 19,32). O idoso tem que ser um missionário: “Agora que estou velho, de cabelos brancos, não me abandones, ó Deus, para que eu possa falar da tua força aos nossos filhos, e do teu poder às futuras gerações “ (Sl 71,18).




Nenhum comentário:

Postar um comentário